Logo Veteran Car Joinville
placa preta
banner veteran

Uma paixão de infância     
EMBRACO NOTÍCIAS - UMA PAIXÃO DE INFÂNCIA
Matéria do Jornal dos Funcionários da Embraco Brasil
1ª quinzena - agosto 2003 - nº 353

A história de Marcelo Larsen, da UGB Montagem, Fábrica de Minis, é igual a de muitos brasileiros apaixonados por carros. Só que no caso dele, essa paixão tem nome e cor: um Fusca 1600 cilindradas, ano 76, marrom savana. O verdadeiro xodó, adquirido em junho de 2000, ganha tratamento especial do dono. Só sai da garagem aos finais de semana e em dias de sol. Recebe manutenção constante e troca ao mínimo sinal de estrago, além, claro, de ser encerado com freqüência. ”Para trabalhar, uso meu outro carro, um Gol”, afirma.
Tanto zelo tem explicação. É que Marcelo passou boa parte da infância e da adolescência admirando o Fusca do pai. “Hoje quando olho para o meu carro, lembro dos meus tempos de criança, das viagens e das brincadeiras”. Mas como todo bom colecionador, Marcelo guarda ainda outras relíquias. Em casa, há um espaço exclusivo para a coleção de 90 miniaturas de Fusca, dos mais variados formatos, tamanhos e materiais. Também conta com uma coletânea de 90 revistas, vários livros sobre a história do veículo, manual do proprietário, folders de propaganda, recortes de revistas, selos e peças antigas. Os conhecimentos sobre o carro já lhe renderam a colaboração para um livro de histórias de proprietários de Fusca no País, que deve ser editado em breve, em São Paulo.

História:

Os quase 70 anos de história da produção daquele que já foi um dos mais populares modelos de carro do planeta foram encerrados no dia 30 de julho de 2003, quando a fábrica de automóveis da Volkswagen em Puebla, no México, produziu o último Fusca em sua linha de montagem. Em sete décadas, a produção mundial alcançou a marca de mais de 21 milhões de modelos vendidos. A última peça, feita na cor “azul aquário”, vai cruzar o Oceano Atlântico para ser guardada num lugar de honra no museu mantido pela Volkswagen, em Wolfsurg, cidade-sede da empresa. O Fusca foi projetado em meados da década de 30, por ordens de Adolf Hitler, que pretendia entregar um carro popular (Volkswagen significa “carro do povo” em alemão) para cada família da Alemanha. No Brasil, o Fusca voltou a ficar em evidência no governo Itamar Franco, que incentivou o uso do modelo. No cinema, a série de filmes estrelada por um esperto Fusca chamado Herbie, da qual o mais famoso foi “Se Meu Fusca Falasse”, aumentou a popularidade do veículo.